Produtos

Frutíferas

Bertholletia excelsa / castanha-do-pará

Clique na imagem
para ampliar

Frutos quase esféricos, de 15 cm de diâmetro, do tipo píxideo ("ouriço") (ver segunda foto), encerrando cerca de 20-25 sementes. Estas apresentam uma textura crocante e sabor delicioso, sendo mundialmente comercializadas sob o nome de "Brazil nuts", ou simplesmente castanhas-do-pará. A árvore atinge grande porte, porém fora de sua região de origem atinge no máximo 15-20 m de altura.

Usos: As castanhas são apreciadas ao natural, ou também torradas e salgadas a gosto. Das amêndoas frescas extrai-se um sumo denominado "leite de castanha", largamente empregado na culinária amazônica. Moídas ou picadas, também são muito utilizadas no preparo de bolos, doces e sorvetes. A árvore é recomendada para reflorestamento, assim como para extração madeireira (pela excelente qualidade de sua madeira) e para o paisagismo de grandes áreas.

Cultivo: Deve ser plantada a sol pleno, tomando-se o cuidado de protegê-la da radiação plena na fase juvenil. Aprecia solos bem drenados e férteis, em clima preferencialmente tropical.

Origem: Extensa distribuição por toda a Região Amazônica, no Brasil e em países vizinhos, sempre na mata de terra firme.

Família: Lecythidaceae.

Observações: Uma das mais famosas castanhas do mundo, não pode faltar em uma boa coleção.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria