Produtos

Árvores Floríferas

Jacaranda jasminoides / jacarandá-anão-de-vaso (maroon jacaranda)

Clique na imagem
para ampliar

Belíssima arvoreta (2-3 m) ou arbusto cultivado em vasos, precoce, e que floresce quase que ininterruptamente durante a maior parte do ano. Suas flores têm forma de trombeta, são roxo-acastanhadas (tonalidade rara paras as espécies do gênero Jacaranda, que em geral são azul-arroxeadas) e mais escuras em seu interior (ver a primeira foto). As folhas são muito graciosas, algo similares a determinadas samambaias (segunda imagem).

Usos: Ótima para jardins a pleno sol, em pequenos conjuntos ou mesmo como cerca-viva (neste caso com pequenas podas). Largamente utilizada como planta de vaso, por produzir muitas flores mesmo quando jovem, e durante vários meses no ano, além de seu pequeno porte.

Cultivo: Solos bem drenados, com iluminação solar direta, em climas tropicais e subtropicais. Para uma boa floração, deve ser adubada com fósforo. De fácil cultivo.

Origem: Áreas litorâneas na Região Sudeste, geralmente em restingas ou matas de encosta.

Família: Bignoniaceae

Observações: Um dos arbustos floríferos mais valorizados no mundo tropical que, apesar de brasileiro, pouco é lembrado por nossos paisagistas.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria