Produtos

Frutíferas

Vitis rotundifolia / uva-muscadina (muscadine grape)

Clique na imagem
para ampliar

Trepadeira lenhosa que se espalha rapidamente sobre suportes, cercas e latadas. Suas folhas são mais arredondadas e recortadas que as da uva tradicional (Vitis vinifera). Não confundir com Vitis labrusca (uva-americana ou fox grape), de folhas mais pontiagudas, que possui sabor bem inferior ao da muscadina. Os frutos são relativamente grandes (2,5-3 cm), com casca espessa e de excelente sabor (muito doces) nas cultivares recomendadas.

Usos: Os frutos são excelentes para consumo ao natural, e ainda sob a forma de sucos, doces e geleias. Uma única planta chega a produzir mais de 10 kg de uvas por safra. A trepadeira é ornamental e apresenta efeito outonal, perdendo as folhas no inverno.

Cultivo: Perfeita para climas tropicais e subtropicais (tolera geadas leves), em solos bem drenados a sol pleno. Apresenta excepcional adaptação a climas úmidos, locais onde a uva comum (Vitis vinifera) não vai bem. Deve ser adubada e podada regularmente.

Origem: Nativa da região sudeste dos EUA, foi introduzida recentemente no Brasil pela Universidade de Viçosa (UFV).

Família: Vitaceae

Observações: É necessário o plantio de pelo menos duas cultivares, sendo uma delas autopolinizante, para que haja produção de frutos. Comercializamos a cultivar Magnolia (branca, excelente também para produção de vinho - ver FOTO) e Higgins (negro-avermelhada).

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria