Deliciosa fruta aparentada à conhecida jaca (Artocarpus heterophyllus), da qual difere sobretudo pelo sabor e textura, além de diversas características morfológicas. A polpa do chapedaque é mais macia e cremosa, com intenso aroma de caramelo, sendo um pouco mais aderente à semente do que a da jaca. Sua casca separa-se facilmente da polpa, o que não acontece com sua prima mais famosa. A champadeira é uma árvore menor que a jaqueira, de crescimento um pouco mais lento.
Usos: Muito apreciada ao natural, costuma ser também usada no preparo de diversas sobremesas, tais como sorvetes, bolos etc. As sementes cozidas ou assadas são deliciosas, consumidas como castanhas com sal ou em preparos culinários. A árvore é muito ornamental (ver foto) e fornecedora de ótima sombra.
Cultivo: Climas tropiciais e subtropicais sem geadas, devendo ser protegida durante a fase juvenil na última situação. Aprecia umidade, mas não tolera encharcamento das raízes nem vento forte, especialmente enquanto jovem. Após adulta, é uma árvore muito resistente.
Origem: Sudeste Asiático, principalmente em Malaca (estado da Malásia).
Família: Moraceae
Observações: Os primeiros ocidentais a dar notícia da fruta foram os portugueses, no século XVI, que a considerevam uma das melhores frutas de sua então colônia de Malaca, sob o nome de champada.