Produtos

Frutíferas

Plinia sp. / jabuticaba-peluda-do-mucuri ou jabuticaba-do-doutor

Clique na imagem
para ampliar

Frutos de 2,5-3 cm, de coloração roxo-escura e mais ou menos achatados nos polos. A superfície é revestida por indumento velutino, como na jabuticaba-peluda-de-cruz (Plinia spirito-santensis). Contrariamente a esta última, não existe cicatriz no ápice, que apresenta um cálice persistente. Seu sabor é excelente, igual ou ligeiramente superior ao de sua prima capixaba. Em sua região de origem, ela é considerada uma fruta superior à famosa jabuticaba-sabará (Plinia jaboticaba), que lá ocorre como planta cultivada.

Usos: Deliciosa ao natural, pode ser utilizada também no preparo de sucos, geléias, vinhos, sorvetes, etc. Adaptável ao cultivo em regiões mais secas que outras jabuticabeiras, perdendo entretanto as folhas durante a estiagem. Floresce logo em seguida, no início das chuvas.

Cultivo: Deve ser cultivada da mesma forma que outras jabuticabeiras, ou seja, em solo fértil, bem drenado e que retenha umidade. Frutifica melhor a pleno sol.

Origem: Florestas localizadas nas cabeceiras do Rio Mucuri (MG)

Família: Myrtaceae.

Observações: Espécie descoberta pelo advogado e fazendeiro Dr. Ripersio Penchel, a quem cabe a glória de tê-la introduzido em cultivo. Por este motivo, conhecida também como jabuticaba-do-doutor.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria