Produtos

Frutíferas

Eugenia sulcata / pitanga-negra-selvagem

Clique na imagem
para ampliar

Fruto costado (com costelas) de casca negra brilhante, com cerca de 2 cm de diâmetro, de polpa amarela espessa, suculenta e bem doce, sem nenhum amargor. Assemelha-se apenas no formato ao de sua prima mais conhecida, a pitanga comum (Eugenia uniflora). Uma das diferenças mais evidentes são as sépalas persistentes bastante longas (ver fotos). A planta é uma arvoreta de 1 a 2 m, raramente maior que isso, de folhas pequenas e com textura de cartolina (cartáceas), de tronco acinzentado descamante. Floresce e frutifica em abundância.

Usos: Os frutos são muito saborosos ao natural, e atraem dezenas de pássaros. Ficam ótimos também em suco (de linda coloração cor de vinho), geleia e sorvete. A planta é um espetáculo quando em floração e/ou com brotações novas, que são marrom-avermelhadas.

Cultivo: Climas tropicais e subtropicais, a sol pleno, em solos bem drenados. Beneficia-se de uma boa adubação, podendo frutificar a partir de dois ou três anos de idade. Pode ser mantida com muito sucesso em vasos e bonsais.

Origem: Restingas da Costa Atlântica brasileira, bem como a grande bacia do rio Paraná.

Família: Myrtaceae.

Observações: O E-jardim.com selecionou uma variedade de frutos maiores (2 cm) e mais saborosos, da qual fornecemos mudas.

  • Produto não disponível no momento
e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria