Produtos

Frutíferas

Pouteria sapota / mamei ou sapota-mamei

Clique na imagem
para ampliar

Gigantesco (20-25 cm) fruto ovóide pontiagudo no ápice, de casca marrom rugosa, fina e com aspecto de couro (coriácea). Sua polpa é de uma linda tonalidade rosa-salmão, de textura muito macia e quase desprovida de fibras, extremamente doce. A árvore é relativamente pequena (ca. 8-10 m em cultivo), possuindo folhas grandes (até 30 cm de comprimento).

Usos: O fruto, de textura cremosa, é delicioso ao natural, cortado ao meio e comido às colheradas. Eventualmente adicionam-se algumas gotas de limão. Excelente também quando batido no liquidificador com leite, tomando uma consistência semelhante à do creme de abacate. A árvore, por seus galhos delgados e folhas enormes, além dos curiosos frutos em formato de bola de rugby, pode ser usada em paisagismo.

Cultivo: Adapta-se bem tanto a climas tropicais quanto subtropicais, chegando a ser cultivada com frequência na Flórida (USA). A luminosidade recomendada vai de meia-sombra a sol pleno. Aprecia solos com boa drenagem e adubados, devendo ser irrigada em períodos prolongados de seca. Inicia a frutificação entre cinco e sete anos de idade.

Origem: Sul do México até o norte da Nicaragua, em altitudes desde o nível do mar até 1500 m.

Família: Sapotaceae.

Observações: Uma belíssima fruta, que deveria receber mais atenção dos fruticultores brasileiros.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria