Produtos

Frutíferas

Plinia spirito-sanctensis / jabuticaba-peluda-de-cruz

Clique na imagem
para ampliar

Frutos de 2-3 cm, arroxeados com manchas brancas, ovalados e pontiagudos na base. Casca recoberta por minúsculos pêlos (vilosidade), como ocorre na cabeludinha (Myrciaria glazioviana). No ápice existe uma cicatriz de cor clara, em forma de cruz. A combinação de casca resistente e aveludada com um perfeito balanço ácido-doce em seu sabor, conferem-lhe uma posição de destaque entre as melhores jabuticabas.

Usos: A fruta é consumida principalmente ao natural, podendo também ter o mesmo emprego que as demais espécies de jabuticaba. Árvore de porte médio (4-7 m) e folhas de até 9 cm com nervuras medianamente impressas, pode ser utilizada com sucesso em reflorestamento de áreas nativas ou no paisagismo.

Cultivo: Solos férteis, drenados e que retenham umidade. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Vai bem em climas tropicais e subtropicais.

Origem: Floresta atlântica do baixo Rio Doce, no Espírito Santo.

Família: Myrtaceae.

Observações: Raríssima em cultivo, foi localizada em seu habitat natural recentemente pelo Instituto Plantarum (www.plantarum.com.br). Também conhecida como jabuticaba-peluda-de-cruz ou jabuticaba-peluda-capixaba.

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria