Produtos

Frutíferas

Stelechocarpus burahol / keppel

Clique na imagem
para ampliar

Extraordinário fruto do tamanho de uma maçã, de formato esférico e casca marrom, de polpa amarelo-alaranjada, macia, doce e aromática. Seu sabor lembra o do coco-da-bahia, e sua textura a do mamão. Possui a propriedade de tornar as secreções de quem o saboreia perfumadas como violetas. A árvore é belíssima, de porte médio, cauliflora e suas folhas jovens são muito coloridas, passando por tons de carne, rosa-choque e vermelho-vinho (ver fotos).

Usos: A fruta é consumida ao natural, ou sob a forma de sucos; A árvore é muito ornamental, e pode ser empregada com destaque, seja pela beleza de sua frutificação, quanto de sua folhagem jovem.

Cultivo: Sol pleno, em solos úmidos porém drenados, ricos em húmus. De clima tropical, pode ser cultivada até em climas mais frios, onde perde parte das folhas durante os invernos (geadas). Aprecia adubações regulares.

Origem: Ilha de Java, na Indonésia (Sudeste Asiático).

Família: Annonaceae.

Observações: Não deixe de ler o texto publicado em nosso blog, intitulado "A extraordinária história do keppel", onde narramos a epopéia desta maravilhosa fruta: http://e-jardim.blogspot.com/2009/01/extraordinaria-historia-do-keppel.html

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria