Produtos

Frutíferas

Theobroma bicolor / cacau-do-peru ou pataste

Clique na imagem
para ampliar

Cacau de fruto grande (20-25 cm de comprimento x 10-15 cm de largura), com casca grossa e lenhosa, dotada de 10 costelas com nervações salientes entre elas (ver foto), passando de esverdeada a amarelo-amarronzada na maturação. Contém vários segmentos de polpa alaranjada, doce e perfumada, cujo sabor remete ao do melão-canteloupe. A árvore atinge cerca de 3-6 m em cultivo, sendo bem maior na mata.

Usos: Com a polpa se prepara um suco refrescante e delicioso sorvete. A geleia produzida batendo as sementes e polpa juntas, com um pouco de açúcar, é muito saborosa e de textura caramelada. As sementes são utilizadas para preparar um tipo de chocolate, à mesma maneira que o tradicional. Seu teor de teobromina é menor, porém apresenta elevada porcentagem de ótima manteiga de cacau.

Cultivo: De fácil cultivo, mesmo em climas subtropicais (apesar de preferir os tropicais). Plantar a sol pleno ou meia sombra, em solos drenados e férteis. Na fase juvenil, aprecia sombreamento. Inicia a frutificação de forma relativamente rápida.´

Origem: Espécie amplamente cultivada na América tropical, desde o sul do México até a Bolívia e o Brasil. Estima-se que sua região de origem seja a América Central, mas há controvérsias.

Família: Malvaceae (Sterculiaceae)

Observações: Assista ao vídeo demonstrativo no canal YouTube do Sítio E-jardim, no link https://www.youtube.com/watch?v=KB5TDHTulL4&t=3s

e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria