Produtos

Frutíferas

Casimiroa edulis / sapota-branca

Clique na imagem
para ampliar

Delicioso fruto de formato semelhante ao de um caqui (7-10 cm de diâmetro), de casca finíssima e polpa muito suculenta e doce, desprovida de fibras e sem acidez (ver a primeira foto). Árvore de porte médio (3-6 m em cultivo), de folhas compostas por 3-7 folíolos bem lanceolados (segunda e terceira imagens). As flores são pequenas e verdes, em panículas (última figura).

Usos: Excelente ao natural, recomenda-se degustá-la gelada e cortada em metades, às colheradas. Evite retirar a parte da polpa aderida ao exterior do fruto, que pode ter sabor aromático de casca de cítricos. Também excelente para o preparo de geléias, compotas, sorvete, vitaminas e sucos.

Cultivo: De origem subtropical, vai bem não somente em climas frios, como também em climas tropicais. Plantar em solo bem drenado e adubar com frequência. Apesar de plantas adultas serem resistentes à seca, na fase juvenil deve ser irrigada com regularidade. Frutifica a partir de 5-7 anos, e desenvolve-se rapidamente. Esta espécie necessita de polinização cruzada para frutificar, e por este motivo recomendamos o plantio de pelo menos dois exemplares.

Origem: México e Guatemala, em altitudes de 600 a 1000 m.

Família: Rutaceae.

Observações: Ainda pouco conhecida no Brasil, tem grande potencial, devido à sua ótima adaptação tanto a climas subtropicais quanto a tropicais.

  • Produto não disponível no momento
e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria