Produtos

Frutíferas

Eugenia beaurepairiana / uvaia-do-visconde

Clique na imagem
para ampliar

Fruto arredondado, globoso (2-3 cm de diâmetro), de casca levemente aveludada e de coloração intensamente alaranjada. Sua polpa é muito suculenta e aromática, superando em sabor e doçura a uvaia (Eugenia pyriformis), com a qual divide estreito parentesco. A árvore apresenta porte médio em pomares domésticos (3-6 m), e possui copa globosa e densa (ver terceira foto).

Usos: Os frutos são excelentes para consumo ao natural, e consumidos também sob a forma de sucos, sorvetes, caipirinhas, geleias, etc. A árvore é muito ornamental, e pode ser cultivada em vasos e bonsais.

Cultivo: Solos bem drenados e férteis, a pleno sol ou meia-sombra. Climas subtropicais a tropicais, com grande adaptabilidade a diferentes condições.

Origem: Ocorre desde a vertente sul da Serra dos Órgãos (RJ), onde foi encontrada pela primeira vez, até a vertente atlântica do Estado de Santa Catarina.

Família: Myrtaceae

Observações: Espécie originalmente descoberta por Glaziou no final do século XIX, seu nome homenageia o Visconde de Beaurepaire, destacado personagem do Império Brasileiro.

  • Produto não disponível no momento
e-jardim © 2008 - Web Designer Guilherme Faria